Press Releases / NEO MENTOR


NEO MENTOR
Recife, Rua Pedro Américo, 257, Bongi, Pernambuco
(81)9976-0331
contactar a empresa
Entrevista com Robert Kiyosaki, autor de -Pai Rico, Pai Pobre-
10 Abr 2010


NML: Qual é a melhor estratégia para construir prosperidade em nossos tempos? RK: É hora das pessoas se ocuparem com seus próprios negócios. Um emprego significa que você está sendo pago para se ocupar com o negócio dos ouElas tinham planos de pensão definidos; agora, elas oferecem aos seus funcionários seus próprios planos de aposentadoria privada. Nessa nova economia, você tem que se ocupar com seu próprio negócio. A idéia de que você pode ir à escola, tirar boas notas, encontrar um emprego seguro e ter o governo e sua companhia cuidando de você é fundamentalmente da Era Industrial. Era um bom programa, desde que você tivesse nascido em 1930.

NML: Por que não funciona mais? RK: Porque nós estamos na Era da Informação, agora. As regras mudaram. Grandes companhias agora estão dizendo: "Nós não vamos mais pagar sua aposentadoria. Você tem que pagar". A triste verdade é que a maioria desses planos é infundada. Pois as pessoas não estão colocando dinheiro suficiente neles, porque não têm fluxo de caixa para fazê-lo. Eu comecei a falar sobre isso na década de 70. Além disso, nosso sistema escolar ainda está na era industrial, dizendo às pessoas que suas salvações estão basicamente em um emprego. Isso é loucura! As pessoas têm que parar de trabalhar por dinheiro e começar a fazer o dinheiro trabalhar por elas. Eu vejo o MLM (Marketing Multinível) como um dos veículos primários por onde pessoas podem canalizar seus esforços e pensamentos. Ser um MLMer (empresário do Marketing multinível) é realmente ocupar-se com seu próprio negócio.

NML: Inicialmente você foi um pouco crítico ao MLM. O que o fez mudar de idéia? RK: No início dos anos 70, as pessoas se aproximavam de mim e diziam, "Cara, eu tenho uma excelente oportunidade para você." As apresentações eram terríveis, ninguém realmente esclarecia para mim a natureza da indústria. Eu pensei. Que estúpido. Eu não preciso disso. Eu não percebi que se tratava de um Sistema de Negócios. Eu estava aprendendo como construir um sistema de negócios eu mesmo, naquela época. Eu fiz uma valise para surfistas com Nylon e Velcro e expandi pelo mundo. Mas a realidade é, a maioria das pessoas não irá construir seus próprios
sistemas de negócios. A maioria das pessoas que saem do emprego e que montam negócios, não está criando sistemas de negócios que dêem alguma possibilidade de liberdade. Eles estão simplesmente comprando um emprego para eles. O MLM, como verifiquei mais tarde, dá às pessoas um sistema de negócios existente, mas com o poder de fazer algo mais.

NML: Quando você descobriu isso? RK: Isso levou cerca de 10 anos. Eu vi uma apresentação de MLM e a ficha caiu. O que eu vi foi esse sistema de negócios inacreditável e brilhante que foi desenvolvido para levantar as pessoas, ao invés de mantê-las para baixo. Quando as pessoas dizem que o MLM é uma pirâmide, elas não entendem o que estão falando. Estruturalmente, todos os negócios bem sucedidos são pirâmides. Aqui está a diferença: grandes corporações como a GM, IBM e Microsoft não foram desenvolvidas para levantar você; elas só foram desenvolvidas para manter as pessoas do topo da pirâmide ricas. Fazer o rico ficar mais rico. As empresas tradicionais são as verdadeiras pirâmides. Quando eu comecei a avaliar o sistema de negócios de uma empresa de MLM, eu vi que a pirâmide está ao contrário. A meta de uma empresa de MLM não é mantê-lo no seu lugar, como um gerente ou uma secretária. O sucesso de uma empresa de MLM depende de movimentá-lo rumo ao topo. Foi aí que eu descobri que uma empresa de MLM honesta, sólida é uma corporação da Era da Informação. É um negócio desenvolvido para estimular o crescimento das pessoas e fazê-las livre, mas fica ainda melhor. A tecnologia das informações chega à indústria e faz o negócio ficar ainda mais fácil. Agora, as pessoas não precisam passar pelas mesmas atribulações que passei ao construir meu negócio com a valise de Nylon. A maioria dos meus amigos que construiu um negócio disse que, se tivesse que fazer tudo de novo, faria através do MLM. Como em uma franquia, você pode se integrar de forma bastante fácil; é uma oportunidade para pessoas se ocuparem com seus próprios negócios sem ter que passar por uma longa curva de aprendizado.

NML: Você diria que o MLM é um Sistema de Negócios que permite a você ter sua aposentadoria em suas próprias mãos? RK: Em um sentido, sim. Mas eu realmente encorajo as pessoas a repensarem o conceito inteiro de aposentadoria. Como empregados, a maioria das pessoas aceita que seus rendimentos irão declinar quando eles se aposentarem. Eles ficam desesperados para conseguir benefícios adjacentes, porque eles não sabem como criar um sistema de negócios que gere renda residual, após eles pararem de trabalhar. Então eles se preparam para viver com menor renda como aposentados. Eles estão planejando ser pobres no futuro. Eu não tenho um plano de aposentadoria. E a maioria dos meus amigos também não. Eu tenho investimentos, propriedades e negócios corporativos e o dinheiro que eles fornecem. Quer eu trabalhe ou não, eles vão me cobrir para sempre. Eu "me aposentei" há muito tempo atrás.

NML: Então, a solução seria o que chamamos de renda residual? RK: Na verdade, em termos estritos, o que os MLMers têm é uma renda residual ganha. Nós precisamos ir um passo além disso. A razão pela qual eu acredito em MLM é que ele permite que as pessoas possam ganhar grandes quantidades de dinheiro e depois investir - puro e simples. É muito difícil investir se você é um empregado e só ganha R$150.000 por ano. Primeiro, o governo pega 27,5% disso. Como você pode ir a frente dessa forma? A única forma é trabalhar mais duro, aí a pressão é comprar uma nova casa e continuar com dívidas. Isso é insano! O MLM permite a você construir um negócio e se tornar um investidor sofisticado. Quando você deixa de ser um empregado e começa a montar o seu próprio negócio de MLM, você começa a se beneficiar das taxas diferenciadas. Você deixa de viver como um pobre ou classe média e começa a viver como os prósperos vivem.

NML: Como você evita perder tanto em impostos? RK: Forme uma corporação que irá conter seus ativos, isso irá permitir que o dinheiro seja canalizado para mais investimentos. Você lembra de que eu disse que o que você ganha com o MLM é renda residual. Aqui está o próximo passo: uma vez que esse rendimento se torne grande o suficiente, ele te proporcionará uma renda passiva que você nunca mais terá de trabalhar para ganhar. Essa é a verdadeira liberdade financeira que os MLMers procuram... É aqui, acho eu, que eu tenho um papel fundamental para os MLMers. O MLM ensina como você fazer dinheiro. Mas você tem que aprender a manter o seu dinheiro. Manter o seu dinheiro é manter o foco em seu negócio, continuar trabalhando em seu negócio e fazendo seu rendimento residual crescer. Se você quer ser rico, você deve converter esse rendimento residual em renda passiva que é o rendimento de imóveis, ações, etc. É isso que eu digo aos MLMers.

NML: Por que leva tempo para aprender isso? RK: A maioria das pessoas foi treinada para pensar como trabalhadores medievais, trabalham muito, pagam uma grande quantidade de dinheiro para o lorde (o governo) e vivem com o resto. No mundo que fala inglês, as coisas são bem diferentes para os ricos desde a carta magna de 1215. Foi quando os barões forçaram o rei John a fazer concessões a eles, protegendo-os dos impostos. Desde aquela época, as pessoas ricas têm escrito as regras - e pensado como barões. Se você está empregado, não importa quão alto seja seu pagamento, você está trabalhando pelas leis dos pobres. Se você é auto- empresariado, suas regras são dos pobres bem educados. Jogue com as regras dos ricos... Além disso, eu diria, faça o que o presidente ou up line (pessoas que atingem determinado nível de sucesso, no Mkt Multinível) diz para você fazer. Se você quer ficar rico, siga conselhos de rico. Esse é o segredo. Você não pode fazer sozinho. Eu odeio ser tão incisivo. Mas essa é a verdade. Traduzido por: Henrique Autran